Dentre as substâncias que compõem os alimentos e que podem apresentar toxicidade ao organismo estão os oxalatos, sais derivados do ácido oxálico e que possuem a capacidade de ligarem-se ao sódio e ao potássio, influenciando no aparecimento de cálculos renais. Isso acontece porque os oxalatos não são digeríveis por nosso organismo, sendo eliminados na urina.

    A razão da formação dos cálculos renais é que os oxalatos funcionam como imãs que têm a capacidade de fazer ligação com as moléculas de cálcio, formando os chamados oxalatos de cálcio que, ao passarem pelo canal urinário podem ficar presos, devido ao tamanho,  impedindo assim a passagem da urina.

    Os oxalatos estão presentes nas leguminosas, beterraba, espinafre, cenoura, alface, amendoim, nozes, castanhas, em chás preto, verde e branco. Assim como nos fitatos, é possível fazer a eliminação dos oxalatos através da  cocção dos alimentos e dispensa da água. No caso das leguminosas o remolho por 10 a 12 horas é suficiente para eliminação da substância.

    Para os indivíduos que possuem pré-disposição a problemas renais é importante se atentarem ao consumo de alguns alimentos que não costumam passar pelos processos de eliminação dos oxalatos, como é o caso das castanhas, por exemplo. Também é importante reduzir o consumo de sal, pois este elemento não permite que o cálcio circulante na corrente sanguínea acesse os músculos para utilização na contração muscular e batimentos cardíacos. Assim, livres na corrente sanguínea, passam pelos rins durante a filtragem do sangue e vão ali se acumulando, contribuindo para a formação dos cálculos renais.



REFERÊNCIAS


Alimentos ricos em oxalatos. Disponível em: <Alimentos ricos em oxalatos - Tua Saúde (tuasaude.com)>. Acesso em: 25 Jan. 2023.


Toxicologia dos alimentos. Disponível em: <Microsoft Word - capitulo_7_tpoa1_toxicologiaalimentos_2008.doc (agais.com)>. Acesso em: 25 Jan. 2023.
 

Comentários