HIGIENIZAÇÃO DE HORTALIÇAS


 

    Você costuma se preocupar com o consumo de saladas cruas quando vai comer fora de casa, por conta do risco de contaminação?

    Em sua casa, você faz a higienização do hortifruti antes do armazenamento e consumo?

   É possível encontrar nos supermercados e feiras frutas e hortaliças já lavadas, higienizadas e embaladas, prontas para o consumo. São os chamados alimentos minimamente processados. Entretanto, existem maneiras de higienizar o hortifruti, que podem ser realizadas em casa, após a compra, com a função de eliminar os microrganismos patogênicos e aumentar a sua durabilidade durante o armazenamento.

    O produto sanitizante comumente utilizado no Brasil para a higienização de frutas e verduras é o hipoclorito de sódio. Essa substância atua na inibição da síntese proteica dos microrganismos e geram lesões em seu DNA.

    Antes da aplicação desse sanitizante é importante realizar lavagem prévia dos alimentos em água corrente, a fim de retirar as sujidades mais grosseiras, como terra e poeira, e também diminuir a carga microbiana presente.

    Após a lavagem é o momento de aplicar o hipoclorito, que deve ser diluído em água, conforme concentração estabelecida pelo fabricante do produto (leia o rótulo antes de fazer a diluição). Os alimentos devem ficar imersos na solução por 15 minutos e depois desse tempo retirados e enxaguados em água corrente.

    Antes do armazenamento sob refrigeração ou mesmo em temperatura ambiente as hortaliças devem estar bem sequinhas, o que contribuirá para um maior tempo de vida útil desses alimentos. Para guardar na geladeira, coloque os produtos higienizados e secos em sacos limpos ou vasilhas com tampa.


    Nesse post, fizemos um breve passo a passo sobre a higienização correta das frutas e verduras, que otimizam a segurança do consumo destes alimentos. Cabe aqui também mencionar alguns pontos que fogem um pouquinho, mas não completamente, do tema:




  • Se for viável para você, substitua os vegetais convencionais pelos orgânicos;
  • Em cada estação do ano temos os frutos próprios da época. No verão, que está chegando, temos a safra de abacaxi, ameixa, banana, coco verde, figo, kiwi, laranja-pera, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, uva, rúcula, salsa, salsão, cebolinha, abobrinha, beterraba, cenoura, pimentão, tomate e vagem. Dê preferência às frutas da estação!
  • Troque as compras realizadas no mercado por compras na feira de seu bairro.
    Explico:

    Em nosso país centenas de agrotóxicos são liberados para uso, para que os produtores agrícolas consigam entregar ao mercado frutas e verduras sadios, sem imperfeições causadas por pragas. Os resíduos desses produtos são consumidos por nós, podendo causar danos ao nosso organismo.
    Assim, ao optar pelo consumo de orgânicos, deixamos de ingerir essas substâncias que podem afetar negativamente nossa saúde. O mesmo vale ao dar preferência às frutas da estação: Estas, por estarem em seu período de cultivo recebem menos conservantes, ficam mais macias e suculentas, diferente dos alimentos que são colhidos fora da safra, que precisam de um manejo especial para estarem disponíveis em períodos sazonais diferentes.
    Por último, escolher a feira do bairro costuma ser melhor, pois os comerciantes locais habitualmente compram de produtores também locais. Nesse caso, os alimentos comercializados foram colhidos a menos tempo, viajaram menores distâncias e são entregues mais fresquinhos do que os alimentos comercializados nos supermercados que, por vezes, vêm até de outros Estados, viajam por dias e ainda podem ficar períodos armazenados em câmara fria.

    No próximo post, vamos aproveitar para falar sobre sazonalidade?

    Nos vemos!




Comentários